Atividades – Projeto de Leitura

Atividades do Projeto de Leitura (8º ano A e B) 

As viagens de Gulliver

Jonathan Swift

 

Descrição das atividades

Círculo de discussão

Durante a leitura, discutiu-se com os alunos algumas temáticas presentes na obra, tais como: a intolerância humana, a humanidade ridiculamente pequena, a humanidade grande, a crítica ao ser humano e a sátira ao fazer científico sem nenhuma aplicação prática. Essa discussão foi pautada na simbologia presente em todo o livro dos lugares pelos quais o personagem Gulliver passou durante suas viagens e os moradores desses países. Por meio dessa atividade, foi possível que os alunos percebessem que o aparente “estranhamento” dos lugares visitados por Gulliver traz uma reflexão e uma crítica sobre a humanidade.

Trabalho com a linguagem

Para que essa simbologia ficasse mais clara, algumas palavras significativas que exemplificam a crítica feita foram apresentadas aos alunos.  Esses vocábulos designam o nome dos lugares ou dos moradores dos lugares visitados por Gulliver. Eles são: Lilliput (pequeno pensador), Blefuscu (Cordial; pequeno), La Puta (país dos pensadores), Houyhnhnms (provido do verbo relinchar) e Yahoos ( traduzido pelas exclamações de repugnância: “YAH!” e “UGH!”)

Contextualização da obra em seu gênero textual.

Pelo fato da apostila trazer em sua primeira unidade dois relatos de viagens: “Adeus, Itália” e “O Viajante”, foi possível abordar as principais características do gênero textual Relato de viagem, a qual pertence a obra “As viagens de Gulliver”.  Desse modo, os alunos puderam reconhecer na obra elementos caracterizadores desse gênero e produzir relatos, tanto de viagem como de experiência pessoal.

Exibição do Filme “As viagens de Gulliver 2010”

 

Cartaz do filme As viagens de Gulliver 

Os alunos assistiram ao filme recentemente lançado e na sequência produziram um texto, elencando as principais semelhanças e diferenças entre a obra lida e o filme. Na sequência, estão as fotos referentes a essa atividade. 

 

Alunos assistem ao filme “As viagens de Gulliver”

 

Cena que mostra a chegada de Gulliver a Lilliput 

Trabalho com a música

Por meio de uma atividade escrita, os alunos puderam comparar a música “Homem Primata”, do grupo Titãs, com a quarta parte do livro “Viagem ao país dos Houyhnhnms”, que mostra como os animais podem ser muito mais inteligentes e racionais do que o homem. A seguir, pode-se observar a atividade.

Leia a música “Homem Primata” do grupo Titãs: 

Homem Primata

 

Desde os primórdios
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
Eu não trabalhava
Eu não sabia
Que o homem criava
E também destruía…

Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Oh! Oh! Oh!…(2x)

 [...]

 

Eu me perdi
Na selva de pedra
Eu me perdi
Eu me perdi…

 

Desde os primórdios
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
Eu não trabalhava
Eu não sabia
Que o homem criava
E também destruía…

Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Oh! Oh! Oh!…(2x)

 

(Titãs)

 

Faça uma comparação entre o “homem primata” e os Yahoos, personagens da 4ª parte do livro. Além disso, compare-os, por semelhanças e diferenças. com os Houyhnhm.

Produção de Cartazes, retratando as quatro partes da obra

A sala foi dividida em quatro grupos, de modo que cada grupo ficou responsável por retratar um dos quatro países visitados por Gulliver, a saber: Lilliput, La Puta, Brobdingnag, Houynhnms. A atividade consistiu em fazer um desenho do lugar da maneira como o grupo imaginava e, por escrito, em descrever, detalhadamente, o local. As fotos a seguir retratam essa atividade.

 

Descrição de Houyhnhnms 

 

Desenho de Lilliput 

 

Descrição de Brobdingnag

 

Desenho de Brobdingnag 

 

Desenho de La Puta

Desenho que retrata Lilliput 

 

Desenho que retrata Houyhnhnms

Mural com os cartazes 

 

Mural com os cartazes 

Produção Textual

Por fim, realizou-se uma atividade em que os alunos foram instruídos a produzirem um relato de viagem, descrevendo um local visitado por eles e contando as aventuras vividas e os conflitos enfrentados pelo narrador de 1º pessoa.  Esse relato poderia ter sido inventado ou não. Depois de corrigir os textos, os alunos montaram um painel com papel colorido e fizeram um mural, expondo os relatos produzidos, o que pode ser observados na foto abaixo. 

 

Mural com as produções dos relatos de viagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: